terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rodinhas!

  É difícil encontrar boas rodinhas aqui no Brasil. A maioria são aquelas baratinhas de metal, que o hamster e o coitado do dono não suportam o barulho. Outras, então, são de plástico mole que afrouxam e deixam o animal torto na hora de andar.
São baratas. Podem custar 5 reais … Mas vale a pena?
 A coluna dos animais pode sofrer problemas com uma rodinha que não tem o tamanho ideal, ou cujo material pode acabar machucando o Ham Ham. Apesar de ser uma ideia normalmente errada, sim, quanto mais cara a rodinha, muito provavelmente melhor ela é. Uma rodinha boa para hamsters sírios custa em média R$ 30,00. Mas vamos parar de conversa. O post é sobre o diâmetro, para que a coluna vertebral do Hamster fique em bom estado e ele possa fazer sua caminhada de forma tranquila. E, é claro, conseguimos alguns locais que vendem tais rodinhas difíceis de achar.



Primeiro: como calcular o diâmetro de uma rodinha?
Normalmente vem escrito na caixinha ou no site. Se você estiver no pet-shop, é bom levar uma régua junto.
O diâmetro é o tamanho total, de um lado ao outro, de um círculo.
A imagem ao lado exemplifica exatamente onde a régua deve ser colocada - na linha maior, onde o começo deve ser no número 0. Então, é só ver o número que deu no final da rodinha.


Ok, então qual o tamanho ideal para o Meu Hamster? (diâmetro)
Topolinos, Hamsters Campbells, Hamsters Chineses, Hamsters Roborovskis: À partir de 12 cm (mini)
Hamsters Sírios, Gerbils: À partir de 18 cm (médio ou grande)
Ratos: À partir de 25 cm (grande)
 

Qual o problema de ter uma rodinha menor que a necessária?
  O animal pode, em primeiro lugar, ficar com problemas na coluna. Dessa maneira, ele ficará com dores e deixará de andar na rodinha, o que é muito grave para um pet que vive engaiolado. Ele pode também andar mais devagar. Andar pouco ou nada na rodinha o transformará num pet obeso e sedentário, podendo gerar inúmeros problemas de saúde.
  Então, não deixe para depois e não ache “cara” uma rodinha de respeito. Se a rodinha do seu Ham Ham não corresponde ao tamanho mínimo necessário, compre uma nova. O animal tem uma vida, e você está no controle dela. Só você pode comprar para ele algo que o fará feliz e saudável! ;)
 

Albinismo! Os Filhos da Lua


  O albinismo é um distúrbio caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todos os vertebrados, incluindo seres humanos. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é "albino". É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.

Papel da melanina

  A melanina se distribui por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à íris dos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la, ocorre o albinismo.

  Os animais albinos, geralmente, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares. Deve-se diferenciar, porém, os animais albinos daqueles que possuem a coloração branca. Muitas Vezes são vendidos animais como albinos quando na realidade trata-se de animais somente de pelagem branca, mas que ainda assim possuem melanina em seu organismo. A vida em cativeiro dos animais albinos é, sem dúvida, a única forma de manter sua sobrevivência. 
Nos Ham Hams, a única diferença aparentemente entre um Hamster Albino e um branco é que os olhos dos Albinos são vermelhos. Porém Geneticamente possuem muita diferença, já que o albino não pode ficar no sol, devido a sua fragilidade a Raios solares. 








Para saber se seu Ham Ham terá filhos albinos é necessário saber ao menos a genética de gerações anteriores. Para terem filhotes Albinos é necessário que se cruzem dois Albinos, um Albino e um outro que possui o Gene do Albinismo (Passado pelas gerações anteriores) ou dois hamsters normais porém que possuam o gene do Albinismo na genética, no entanto nesse ultimo caso as chances são de apenas 25% de saírem Albinos. Darei uma breve explicação abaixo:

A = Gene Dominante, ou seja, normal
a = Gene Recessivo, ou seja, Albino

Aa = Hamster Normal, porém com gene recessivo
AA = Hamster Normal
aa = Hamster Albino

Agora vamos aos cruzamentos :

Hamster Normal + Hamster normal possuindo o Gene Recessivo:
AA + Aa = 50% AA e 50% Aa. Impossível nascer albinos desse cruzamento, já que em ambos os sexos está presente o Gene dominante, porém 50% deles poderão vir a ter filhos Albinos, já que possuem o Gene recessivo (Aa)

Hamsters normais possuindo o Gene Recessivo:
Aa + Aa = 50% Aa, 25% AA e 25% aa. 50% serão normais e possuíram o gene recessivo, podendo terem filhotes Albinos, 25% serão totalmente normais sem a mínima possibilidade de terem filhotes albinos, e os outros 25% serão albinos, já que são totalmente recessivos.

Hamster Normal possuindo o Gene Recessivo + Hamster Albino:
Aa + aa =  50% Aa e 50% aa.  50% serão normais possuindo o Gene recessivo, podendo terem filhotes Albinos, e 50% serão Albinos.

Hamsters Albinos:
aa + aa = 100% aa. Todos serão Albinos.

Hamsters totalmente Normais:
AA + AA = 100% AA. Todos serão totalmente normais.

Lembrando que: As porcentagens são baseadas em Chances. Os filhotes que possuírem o gene recessivo podem sair com falta de pigmentação parcial, como um olho normal e outro vermelho, mechas brancas e etc..  


domingo, 28 de outubro de 2012

Roendo as Grades, Porquê e Como Amenizar


   Apesar de ser muito comum, roer as grades pode significar algum distúrbio no estilo de vida do hamster, sendo que muitas vezes, o problema pode ser diminuído ou extinguido por completo apenas modificando algumas coisas. Às vezes, nem é as grades que eles roem, mas o bebedouro, a casinha, a rodinha etc. É algo tão chato e prejudicial ao dono e ao hamster que o assunto mereceu uma grande explicação, e várias formas possíveis de ser resolvido.
  Os problemas e formas de se resolver abaixo são os mais comuns, embora possam existir outras. Vale a pena tentar melhorar todos estes aspectos, não apenas para que o Ham-Ham pare de roer coisas indevidas, mas também para que ele fique mais calmo e tenha uma vida mais saudável e feliz. Os problemas abaixo estão ligados ao que pode gerar o stress do animal. É só pensar pelo lado dele e saber que essas coisas abaixo são realmente cansativas.
Falta de Exercício Físico: Quando a rodinha é pequena demais ou não é anatômica, o hamster pode acabar se desinteressando por ela, ou andando com menos frequência. Isso pode também causar obesidade e um grande estresse.
Como resolver:
  • Verifique se a rodinha tem o tamanho ideal para o seu hamster. Se for menor, é necessário comprar outra.
  • Veja como ele anda nela. Se for lento e as patinhas prenderem em algum lugar, também é necessário trocar a roda. 
Alimentação Inadequada: Uma alimentação que não supra todas as necessidades do hamster pode também ser a causa de obesidade e estresse.
Como resolver:
  • Suprir as necessidades utilizando algum complexo vitamínico especial para hamsters.
  • Manter alimento sempre disponível. Quando os hamsters sentem falta de uma fonte de comida (o potinho cheio), mesmo que já tenham comida estocada no ninho, eles podem querer sair e buscar mais. É da natureza deles a ganância pelas sementinhas, pois onde eles vivam antigamente, a falta de comida significava morte breve.
Dentes Muito Grandes: É conhecido que os dentes dos hamsters crescem por toda a vida. Naturalmente eles roem galhos e abrem sementes, lixando e polindo os dentes para que não perfurem o céu da boca. Quando existe a falta de coisas para roer, o animal parte para o metal e o plástico, que são péssimos para resolver o problema. Aliás, dificilmente resolvem.
Como resolver:
  • Existem madeirinhas especiais, assim como alimentos que ajudam o hamster a manter seus dentinhos saudáveis. 
  • Em último caso, quando os dentes já estiverem grandes demais, é necessário levar no veterinário. Com rapidez ele corta no local certo e com o equipamento certo. Depois disso, é só seguir a primeira dica para os dentes se manterem no tamanho ideal.
Espaço Pequeno: Embora às vezes digam que uma gaiola pequena é o suficiente, os hamsters amam muito espaço para correr e se sentirem um pouco livres. Gaiolas pequenas, sem andares, sem túneis, sem brinquedos e sem muita diversão os faz sentir presos, e a primeira reação é querer fugir.
Como resolver:
  • Infelizmente, só existe uma maneira de melhorar isso. Dando ao hamster mais espaço. Isso significa a compra de uma nova gaiola ou uma grande melhora na atual, deixando-a divertida e atraente.
Sons e Luzes Exageradas: Silêncio e penumbra: Este é o sonho de qualquer hamster. Quando eles vivem em locais barulhentos e muito iluminados, eles procuram uma saída. São sensíveis a luz muito forte e barulho muito alto.
Como resolver:
  • Deixar o hamster num local à meia-luz e com o mínimo de som possível é uma das melhores saídas. Só não pode ser um local muito frio, úmido ou com correntes de ar.
Doenças: Hamsters doentinhos tendem a ficar nervosos, pois estão sentindo dor ou desconforto.
Como resolver:
  • Se esta for uma causa provável, o ideal é levar o hamster ao veterinário para que ele seja corretamente medicado.
Outros Animais por Perto: Quando existem hamsters em gaiolas separadas (o que é o ideal no caso dos Sírios), mas perto uma da outra, ambos os animais sentem o cheiro. Isso pode os atrair ou repelir, mas, seja o que for, sair da própria gaiola é o que eles mais desejam fazer. Não importa se é para cruzar ou para brigar.
Como Resolver:
  • Deixar as gaiolas longe umas das outras (em quartos separados, por exemplo).
  • Nunca pegar um hamster e depois o outro sem lavar as mãos. O cheiro do primeiro “gruda” na pele, fazendo com que o segundo o sinta e se estresse.
Lembre-se: Estas são as causas mais comuns, e mesmo melhorando todas, o problema talvez ainda não acabe por completo. De qualquer forma, melhorando a vida do hamster, é possível que ele viva mais, além de ser mais feliz.