terça-feira, 30 de outubro de 2012

Albinismo! Os Filhos da Lua


  O albinismo é um distúrbio caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina. O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todos os vertebrados, incluindo seres humanos. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é "albino". É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.

Papel da melanina

  A melanina se distribui por todo o corpo, dando cor e proteção à pele, cabelos e à íris dos olhos. Quando o corpo é incapaz de produzir esta substância, ou de distribuí-la, ocorre o albinismo.

  Os animais albinos, geralmente, não sobrevivem por muito tempo em seu meio natural em virtude de sua debilidade ante os raios solares. Deve-se diferenciar, porém, os animais albinos daqueles que possuem a coloração branca. Muitas Vezes são vendidos animais como albinos quando na realidade trata-se de animais somente de pelagem branca, mas que ainda assim possuem melanina em seu organismo. A vida em cativeiro dos animais albinos é, sem dúvida, a única forma de manter sua sobrevivência. 
Nos Ham Hams, a única diferença aparentemente entre um Hamster Albino e um branco é que os olhos dos Albinos são vermelhos. Porém Geneticamente possuem muita diferença, já que o albino não pode ficar no sol, devido a sua fragilidade a Raios solares. 








Para saber se seu Ham Ham terá filhos albinos é necessário saber ao menos a genética de gerações anteriores. Para terem filhotes Albinos é necessário que se cruzem dois Albinos, um Albino e um outro que possui o Gene do Albinismo (Passado pelas gerações anteriores) ou dois hamsters normais porém que possuam o gene do Albinismo na genética, no entanto nesse ultimo caso as chances são de apenas 25% de saírem Albinos. Darei uma breve explicação abaixo:

A = Gene Dominante, ou seja, normal
a = Gene Recessivo, ou seja, Albino

Aa = Hamster Normal, porém com gene recessivo
AA = Hamster Normal
aa = Hamster Albino

Agora vamos aos cruzamentos :

Hamster Normal + Hamster normal possuindo o Gene Recessivo:
AA + Aa = 50% AA e 50% Aa. Impossível nascer albinos desse cruzamento, já que em ambos os sexos está presente o Gene dominante, porém 50% deles poderão vir a ter filhos Albinos, já que possuem o Gene recessivo (Aa)

Hamsters normais possuindo o Gene Recessivo:
Aa + Aa = 50% Aa, 25% AA e 25% aa. 50% serão normais e possuíram o gene recessivo, podendo terem filhotes Albinos, 25% serão totalmente normais sem a mínima possibilidade de terem filhotes albinos, e os outros 25% serão albinos, já que são totalmente recessivos.

Hamster Normal possuindo o Gene Recessivo + Hamster Albino:
Aa + aa =  50% Aa e 50% aa.  50% serão normais possuindo o Gene recessivo, podendo terem filhotes Albinos, e 50% serão Albinos.

Hamsters Albinos:
aa + aa = 100% aa. Todos serão Albinos.

Hamsters totalmente Normais:
AA + AA = 100% AA. Todos serão totalmente normais.

Lembrando que: As porcentagens são baseadas em Chances. Os filhotes que possuírem o gene recessivo podem sair com falta de pigmentação parcial, como um olho normal e outro vermelho, mechas brancas e etc..  


Um comentário:

  1. tenho um albino com três semanas de nascido, ele é lindo, tinha um amarelo claro com olhos vermelhos, porém ele não sobreviveu.

    ResponderExcluir