sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Gaiolas!

  O alojamento ideal para Hamsters são gaiolas, de tamanho adequado, dependendo da espécie do ham-ham. Para anões russos (Campbells, ou chineses como são chamados no Brasil)  o tamanho mínimo de gaiolas são as de 2 andares, sendo recomendadas as de 3 andares, pois apesar de serem menores podem viver com outros Hamsters. De preferência, gaiolas que não possuam andares de grades, pois os russos costumam ser desastrados.  Para sírios o tamanho mínimo de gaiolas são as de 3 andares, sendo recomendadas as de 4 andares. Gaiolas com tubos são ótimas opções, pois oferecem mais uma opção de exercício para os Hamsters e imitam o habitat natural deles, túneis subterrâneos, porém ao escolher para Sírios, tome cuidado, pois eles são maiores e podem entalar. As famosas gaiolas de apenas um andar são, na verdade, gaiolas de transporte, e não muito apropriadas como moradia para os Hamsters. Sendo pequenas, a função delas limita-se em transportar o Hamster em pequenas viagens ou consultas veterinárias. São baratas e bastante úteis. 

Acessórios
Comedouros: Os comedouros de Hamsters são pequenos e de diversos materiais, como plástico, cerâmica, alumínio. Pode-se ter apenas um ou dois, caso queira botar os vegetais e petiscos num pote separado.Bebedouros: Existe uma boa variedade de bebedouros para Hamsters no mercado, com bicos de alumínio, ferro, vidro. Recomenda-se muito cuidado com os de vidro pois os donos podem quebrá-los com facilidade. 
Rodinhas: Um dos itens essenciais para a saúde do Hamster, pois possibilitam que ele esteja sempre fazendo exercícios. Deve-se usar sempre rodinhas fechadas, pois os Hamsters podem prender as patinhas nas rodas vazadas e sofrerem fraturas. Existem tamanhos, P, M e G, se encaixando nos padrões de qualquer Ham-Ham.
Casinhas: É muito importante que o Hamster possua uma casinha ou toquinha onde possa se esconder. Por natureza não gostam de luz e são muito medrosos, então um refúgio torna-se indispensável. No mercado temos muitas casinhas de diferentes modelos, materiais e formas. É importante sempre vistoriar o interior da casinha pois ela pode virar um ''banheirinho'' para o Hamster, então a limpeza desta deve ser feita com maior frequência para evitar fungos. Os Hamsters adoram construir ninhos para dormirem, de forma que precisam de material. O material ideal é o papel higiênico neutro, sem cor e cheiro, algodão e até pedacinhos de cascas de árvore.
Brinquedos: Existem diversos brinquedinhos interessantes no mercado, como gangorras, pontes, tocos de madeira para os Hamsters roerem. Basta o dono se atentar se o brinquedo é realmente seguro para o Hamster.
Hamster Ball: Esse acessório deve ser usado com cuidado. Deve-se botar o Hamster na bola por no máximo 15 minutos, e soltá-lo num local seguro. O choque da bola batendo em paredes e outros móveis pode ferir o Hamster. Todo cuidado é pouco com escadas.

Forrações
Existem no mercado brasileiro algumas forrações interessantes para Hamsters, aqui um pouco mais sobre elas:Serragem: A opção mais popular, proporciona uma forração eficaz e macia para o Hamster. Também serve de material para o ninho. É muito recomendada mas é preciso observar se seu Hamster espirra ou se coça com a serragem, pois alguns ham-hams são alérgicos a ela.
Areia de Gato: Mais absorvente que a serragem, é também uma ótima opção, embora seja menos confortável para o Hamster. Nas fêmeas deve ser evitada pois o contato com o pó pode causar piometra (Infecção no Útero).
Pipi Pet WC: Granulado especial para roedores, bastante absorvente e retém melhor os odores. Pode ser usado para machos e fêmeas.
Granulado de madeira: Bastante absorvente e higiênico, pode ser usado para machos e fêmeas.

Um comentário: