sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Alimentação

   O Hamster, em seu ambiente natural ,tem uma alimentação bastante variada que inclui sementes, frutos e até mesmo insetos. No entanto, para garantir a saúde de seu animal, é recomendável dar a ele uma alimentação equilibrada e saudável, sem exageros!
   Lembre-se: Um Hamster  não é como um cachorro ou um gato, por exemplo, seu organismo é extremamente  frágil a certas substâncias. Além disso, ele é um animal que prefere muito mais o consumo de vegetais e grãos a carnes e laticínios. Um Hamster bem alimentado é um Hamster feliz e saudável.
   Você pode encontrar em Pet Shops e casas de agropecuária misturas especiais para Hamsters. É necessário verificar se essa ração tem boa aparência e é bastante variada. Não adianta dar apenas um tipo de alimento, é preciso variar, afinal, você não gostaria de comer arroz e feijão todos os dias né?

Ração Diária

Diariamente, deixe ração disponível para seu Hamster. Nesta ração, é preferível haver: Soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo (Não exagerar no Girassol e Amendoim, pois são ricos em Gordura Saturada, ou seja, Gordura pesada, podendo deixar o Hamster gordo e entupir suas veias). Também é recomendado ter uvas passas, ameixas secas e pedacinhos quebrados de biscoito duro para cachorro. O Hamster precisa sempre ter água fresca disposição. Somente a alimentação não é suficiente para sua hidratação completa. Recomendo bebedouro tipo garrafinha com bolinha de metal na ponta, pois evita vazamentos.

Atenção: Se a comida estiver desaparecendo rapidamente do pote, verifique onde o Hamster  dorme. Provavelmente, se ele for precavido, você encontrará bastante comida estocada. Não é necessário empanturrar seu Hamster de alimento, apenas verifique sempre se ele possui comida estocada no pote disponível para consumo.

Petiscos e Agrados

Os petiscos e agrados não devem ser dados na mesma freqüência que a ração diária. Podem ser dados duas ou três vezes por semana sem prejudicar a saúde do seu roedor: Iogurte, Pão, queijo seco, vegetal cru ou cozido e biscoitos de água e sal. Também é permitido dar pequenos insetos, como gafanhotos.





Alimentos Proibidos

Alguns alimentos são terminantemente proibidos! Se você oferecer estes alimentos ao seu Hamster, a saúde dele pode estar comprometida: Chocolate, doces, cebola, alho, ração para coelho (pois contém hormônios), e frutas ácidas. Hortaliças somente em pequena quantidade (possuem alto teor de água podendo dar diarreia).




Qualquer Dúvida, postem nos comentários ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário