terça-feira, 30 de outubro de 2012

Rodinhas!

  É difícil encontrar boas rodinhas aqui no Brasil. A maioria são aquelas baratinhas de metal, que o hamster e o coitado do dono não suportam o barulho. Outras, então, são de plástico mole que afrouxam e deixam o animal torto na hora de andar.
São baratas. Podem custar 5 reais … Mas vale a pena?
 A coluna dos animais pode sofrer problemas com uma rodinha que não tem o tamanho ideal, ou cujo material pode acabar machucando o Ham Ham. Apesar de ser uma ideia normalmente errada, sim, quanto mais cara a rodinha, muito provavelmente melhor ela é. Uma rodinha boa para hamsters sírios custa em média R$ 30,00. Mas vamos parar de conversa. O post é sobre o diâmetro, para que a coluna vertebral do Hamster fique em bom estado e ele possa fazer sua caminhada de forma tranquila. E, é claro, conseguimos alguns locais que vendem tais rodinhas difíceis de achar.



Primeiro: como calcular o diâmetro de uma rodinha?
Normalmente vem escrito na caixinha ou no site. Se você estiver no pet-shop, é bom levar uma régua junto.
O diâmetro é o tamanho total, de um lado ao outro, de um círculo.
A imagem ao lado exemplifica exatamente onde a régua deve ser colocada - na linha maior, onde o começo deve ser no número 0. Então, é só ver o número que deu no final da rodinha.


Ok, então qual o tamanho ideal para o Meu Hamster? (diâmetro)
Topolinos, Hamsters Campbells, Hamsters Chineses, Hamsters Roborovskis: À partir de 12 cm (mini)
Hamsters Sírios, Gerbils: À partir de 18 cm (médio ou grande)
Ratos: À partir de 25 cm (grande)
 

Qual o problema de ter uma rodinha menor que a necessária?
  O animal pode, em primeiro lugar, ficar com problemas na coluna. Dessa maneira, ele ficará com dores e deixará de andar na rodinha, o que é muito grave para um pet que vive engaiolado. Ele pode também andar mais devagar. Andar pouco ou nada na rodinha o transformará num pet obeso e sedentário, podendo gerar inúmeros problemas de saúde.
  Então, não deixe para depois e não ache “cara” uma rodinha de respeito. Se a rodinha do seu Ham Ham não corresponde ao tamanho mínimo necessário, compre uma nova. O animal tem uma vida, e você está no controle dela. Só você pode comprar para ele algo que o fará feliz e saudável! ;)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário